25 de mai. de 2018

Tempo




Tempo. Compositor de destinos. Eu não sei bem se acredito em destino, mas também duvido da coincidência. Pessoas aparecem em nossas vidas tão de repente... Algumas permanecem para sempre, outras passam nos esbarrando e do nada já se foram, e outras passam um tempo do nosso lado, nos ensinando, aprendendo, convivendo, criando laços, nos proporcionando momentos inesquecíveis, e de repente se vão, deixando um rastro de saudade imensurável. Mas cada uma dessas pessoas planta um diferencial em nosso ser, cada uma traz um conhecimento, um objetivo, alguma forma de mudança. Às vezes, eu me pego pensando em tantas pessoas e então, sinto isso gritando em mim, eu sinto isso tudo forte demais. E por isso digo do fundo da minha alma que não acredito em coincidências.

Tempo. Talvez o tempo ainda me mate. De saudade, de vazio, de nostalgia, de solidão, de pausas e pressas, de lembrar de outros tempos em que gargalhei com a minha alma, em que senti meu coração palpitando de nervoso, felicidade, curiosidade, mistério. Sinto falta daquela inocência de arrancar as gramas do chão só para sentir o cheiro de natureza em meus dedos. Aquele cheirinho também me lembrava do cheiro da chuva, que eu e minha vó tanto adorávamos sentir sentadas naquelas cadeirinhas na varanda de casa, assistindo o céu lavar a terra.  Eu não sinto mais este cheiro em meus dedos... E não só cheiros, mas muita coisa. Eu não posso reviver o que já passou, não posso mudar ações passadas que hoje me arrependo, não posso apagar situações ruins do passado pra ser melhor hoje e no futuro, não posso assistir a um filme com cenas emocionantes sobre as coisas boas que já aconteceram na minha vida e que tanto sinto falta. Eu sinto tanto, eu sinto muito...

Ah, tempo... Você é estranho e louco por conseguir ser tão cruel e ao mesmo tempo tão bom. Você machuca, você dificulta tantas coisas, embaralha sentimentos, você passa devagar demais quando estamos tristes e rápido demais em momentos incríveis. Mas eu também sei o quanto você tem me ensinado nessa vida e o quanto você me faz crescer a cada dia que passa, e por isso lhe sou grata.  Você é capaz de nos trazer tantas diferentes e maravilhosas experiências que nos fazem ver a vida de outra forma... E então, unindo cada preciosa experiência podemos ver a vida em infinitos ângulos. Não apenas 360, porque vida vai além e porque o tempo nunca acaba.

Dizem que o tempo é relativo. Talvez existam tempos demais ao mesmo tempo, tempos diferentes em universos diferentes e realidades paralelas que se conectam. Acho que eu gosto muito de falar sobre o tempo, porque o tempo traz muita reflexão à tona, boas e ruins. Mas talvez eu nem saiba falar sobre o tempo de fato, porque de tempos em tempos eu penso que o tempo não existe. Ás vezes sinto que o tempo é uma construção humana pra nos fixar e nos encaixar melhor no mundo, e então, percebo que enquanto falo sobre o tempo, eu falo sobre o nada, falo sobre o vácuo.

Mas o vácuo é muito presente em nossas vidas a cada suspiro de solidão e angústia. O vácuo é muito mais concreto do que imaginamos... Eu acabo tendo pressas e almejo um futuro repleto de sorrisos e realizações de meus sonhos presentes, porque preciso me agarrar a certas esperanças pra conseguir ir em frente. Eu sei que sou cheia de contradições, ambiguidades e bipolaridades o tempo inteiro, perdão por isso. Mas acredito sim que tudo tem dois lados, e enquanto o tempo passa talvez eu nunca terei respostas, eu nunca saberei se o tempo existe ou não. Acho que vivo numa relação de amor e ódio com o tempo. Ao mesmo tempo que desacredito do tempo e o temo, eu acredito tanto... E o amo, o admiro, o desejo, vejo sua importância nesse mundo cheio de falta de tempo.

Tempo... Tu és um dos Deuses mais lindos, e oro por ti para que cada angústia que você me traz se transforme em felicidade um dia. Que tudo tenha um porquê, que tudo sirva como acúmulo de aprendizado. Que o vento frio dessa noite que estremesse meu ser e o despedaça em pequenos flocos de neve, volte... Que ele volte com mais força, mais quente e com mais intensidade que um furacão. E que esse tempo de ventanias impetuosas me faça mais forte e mais forte e mais forte a cada dia.

Eu sei que não tenho estado muito bem, e se tudo ficará bem um dia, eu não sei, eu não faço ideia de tanta coisa. Isso só o tempo irá dizer. Só ele me levará ao meu destino, se destino realmente existir. Um dia alguém me disse que nosso destino a gente é quem faz com base em nossas ações e escolhas de agora. Acredito... Mas não estou sozinha nesse mundo, nem tudo depende de mim. Eu jamais terei o poder de mudar o mundo só porque quero que ele seja diferente e porque quero construir bons destinos. Eu não tenho o poder do tempo... 

Às vezes, minhas loucuras tiram tudo que tenho e quebram tudo que sou como se eu fosse feita de vidro. Tristezas momentâneas me rasgam de dentro para fora e me jogam no meio de um deserto obscuro onde enlouqueço por não achar saídas. Às vezes eu me sinto tão pequena, tão vazia, tão perdida, tão insignificante nesse mundo... Eu sempre fui cheia de dúvidas e incertezas, e isso sempre me enlouqueceu. Eu continuo tropeçando e caindo, me ferindo talvez sem nenhum motivo aparente. Nem eu mesma sei explicar, eu não sei me definir... Num momento estou bem ou acho que estou bem, e em um segundo desse tempo louco tudo muda, eu mudo e minha cabeça acaba comigo. Eu sempre busquei ser forte, mas ninguém é forte sempre. A vida é feita de momentos, e momentos fazem o tempo ser real.

Meus pés podem estar cansados de correr por aí, meus joelhos ralados de tanto engatinhar nessas estradas da vida e minha cabeça parece doer cada vez mais numa enxaqueca sem fim enquanto o tempo passa. Mas eu pretendo continuar me levantando após cada queda,  lutando com todas as forças que ainda guardo no peito e construindo novos sonhos como forma de motivação, porque eu sempre fui feita de esperança. As coisas vão melhorar, vão mudar uma hora ou outra, porque mudanças são necessárias e fazem parte da evolução. 

Talvez demore um tempo. Sempre o tempo... Mas eu tenho fé, eu acredito, e talvez só assim eu consiga chegar no meu destino tendo feito meu tempo nessa vida valer a pena. E como quero fazer ele valer a pena... Porque uma hora a gente percebe que o tempo é muito curto, o tempo voa. Precisamos viver de verdade e parar de sobreviver... Eu preciso me agarrar às simplicidades que tanto me contagiam, porque grandes eventos podem vir de circunstâncias modestas. Eu preciso dar tempo ao tempo e me dar um tempo. Preciso de um tempo pra mim às vezes, mas também preciso de companhia, porque do que vale o tempo só? O mundo inteiro precisa de coisas demais. O mundo precisa de paz, de amor, de bondade, de tempo... Contribuições para tempos melhores.

E você? Você acredita no tempo? Você acha que está aproveitando seu tempo nesse mundo? Você está fazendo seu tempo valer a pena?

Nenhum comentário:

Postar um comentário